5 Dicas de Arquitetura e Decoração para Consultórios e Clínicas

Consultórios e Clínicas são espaços destinados a procedimentos que irão nos fazer bem, por isso a arquitetura e decoração desses espaços devem ser pensadas de forma inteligente, isso vai bem além de cumprir apenas as normas de higiene e de segurança. Por isso trouxemos para você 5 dicas de arquitetura e decoração para consultórios e clínicas.

Com certeza você já ouviu a famosa frase, “a primeira impressão é a que fica”, não é? Bem, ela faz muito sentido, pois em muitos casos ela é realmente aplicada, por isso você deve estar atento ao ambiente de sua clínica ou consultório, afinal quanto mais bonito, aconchegante, organizado e harmônico ele for, mais impressionado e confortável o paciente se sentirá em ser atendido pelos profissionais do local e contratar seus serviços.

Equilíbrio, conforto e bom gosto são pontos fundamentais que devem estar presentes em qualquer projeto arquitetônico e/ou de decoração voltado para esses ambientes, afinal você deve fazer com que os pacientes se sintam bem e apreciem estar nesse espaço.

Um ambiente harmônico, além de fazer o paciente se sentir bem, pode inclusive auxiliar no tratamento e na consulta, por isso não basta apenas se dedicar a apenas um dos setores do consultório ou clínica, todos devem estar devidamente decorados, desde a recepção até o consultório e as salas de exame.

Um dos focos de projetos para consultórios e clínicas, além da estética e conforto dos móveis é a funcionalidade e praticidade da disposição dos itens, afinal tudo deve funcionar bem, de maneira fluída para evitar quaisquer frustrações, estresses dos funcionários e dos pacientes.

Agora que você sabe a importância de projetos de arquitetura e decoração para esses ambientes, confira as 5 Dicas incríveis de Arquitetura e Decoração para Consultórios e Clínicas que separamos para você.

1 – Escolha as cores ideais

Com certeza, você quer que seus pacientes e funcionários se sintam confortáveis e relaxados em sua clínica ou consultório, não é? As cores tem um papel fundamental para transmitir essa sensação de tranquilidade, paz e aconchego.

Para acertar na cor a primeira grande dica é, evitar tons extremamente fortes, saturados e contrastados como vermelho, preto, rosa choque, pink, etc, em grandes partes das clínicas, como as paredes ou teto, por exemplo.

Mantenha essas cores para pequenos objetos decorativos e/ou quadros nas paredes, elas ajudam muito, quebrando a monotonia dos tons mais sóbrios e trazendo luz, movimento, modernidade, alegria e até mesmo sofisticação ao ambiente, claro que dependendo da proposta de cada espaço.

Boas opções de cores para serem utilizadas em clínicas e consultórios são tons mais sóbrios e pastéis. Azul e verde são cores ótimas que sempre se adaptam bem a esses ambientes, pois elas transmitem a sensação de paz, tranquilidade, calmaria, aconchego, etc.

O marrom e cinza claros, bege e creme também são tons ótimos para esses ambientes, pois transmitem sofisticação, seriedade e confiança.

2 – Cuidado na escolha do piso

O chão da sua clínica e/ou consultório é um item extremamente importante que muitas vezes não é tratado como tal. Saiba que ele tem papel fundamental na percepção do público em relação ao local.

Os pisos com tons mais claros, são recomendados para serem utilizados em pequenos ambientes, pois transmitem uma sensação de amplitude e podem fazer o espaço parecer maior, tornando-o mais confortável de se estar. Os tons de cinza também cumprem essa função admiravelmente.

O porcelanato é um dos tipos mais utilizados em clínicas e consultórios, pois além de serem extremamente práticos, entregam ao ambiente um ar de modernidade, sofisticação e elegância.

3 – Se Atente a acessibilidade e segurança

Outros dois pontos que infelizmente ainda passam despercebidos em alguns projetos são a acessibilidade e segurança. Sim, ainda hoje muitas empresas planejam espaços sem pensar na acessibilidade e segurança de quem frequenta e até mesmo trabalha no local.

A sua clínica e consultório deve estar apto para que todas as pessoas possam frequentar e se mover facilmente, incluindo pessoas com deficiência, como por exemplo os cadeirantes. Por isso, no projeto de arquitetura do seu espaço, se atente a disposição dos cômodos, se possui rampas de acesso e banheiros adaptados, para que assim, sua clínica/consultório estejam aptos a atender todos os tipos de público.

A segurança também é um ponto que deve ser observado, como por exemplo, se você trabalha com crianças, ou grande parte do seu público-alvo frequenta o espaço acompanhado de crianças, não utilize objetos perigosos, pontiagudos ou frágeis ao alcance delas, dessa forma, evitando acidentes.

4 – Escolha os móveis com cuidado

Os móveis são uma das partes mais fundamentais na composição e decoração de uma clínica e consultório. Por isso, devem ser extremamente funcionais e devem se encaixar perfeitamente no ambiente.

Se o seu consultório, assim como muitos, não é tão grande, escolha móveis com a proporção ideal para o ambiente e se for grande, faça a mesma coisa, afinal você não quer um espaço enorme, com móveis super pequenos.

A melhor forma de ter móveis harmônicos, que se encaixem perfeitamente nos espaços propostos, é optar pelos móveis planejados, pois além se serem feitos sob medidas, serão pensados exclusivamente para determinadas funções, para condizer com o segmento e proposta do seu ramo de atuação, agregando ainda mais valor ao espaço.

Aqui no nosso blog, temos diversas matérias sobre móveis planejados para ambientes comerciais e corporativos, como clínicas e consultórios. Clique aqui, confira e entenda a diferença de ter móveis planejados compondo a decoração do seu ambiente.

5 – Pense na experiência do cliente

Nem sempre as consultas duram um tempo determinado, o que acaba fazendo com que muitos pacientes esperem para serem devidamente atendidos. Convenhamos, não é nada agradável esperar algum tempo em um local onde não há nada para fazer, não é mesmo:

Por isso, pense na experiência do seu paciente, o que ele poderia fazer para se distrair e ter uma boa experiência enquanto aguarda o atendimento? Ótimas opções são disponibilizar na sala de espera revistas, jornais, livros, televisão ou até mesmo um rádio.

Além disso, é extremamente importante deixar disponível aos pacientes, água e um cafezinho com algumas bolachas, para que possam se servir espontaneamente, sem a necessidade de pedir ajuda a algum funcionário.

Outra opção bem interessante é ter itens voltados para crianças, caso sua clínica ou consultório sejam voltados para esse tipo de público ou tenha uma recorrência de visitas deles. Você pode por exemplo, deixar disponível mesinhas com livros e desenhos para colorir, lápis de cor, giz de cera, gibis e alguns brinquedos, dessa forma elas se distraem facilmente enquanto aguardam o momento da consulta.

Assim, além de agradar as crianças, você também agrada os pais, que por sua vez podem ficar tranquilos aguardando a consulta enquanto seus filhos estão distraídos.

Gostou de nossas dicas? Coloque-as em prática e tenha um consultório e/ou clínica incrível. Se quiser conferir conteúdos como esse, acesse nosso blog, sempre atualizamos com um material maravilhoso, você vai adorar.

E lembre-se, se precisar de móveis planejados em seu projeto, conte com a gente. Temos anos de experiência e uma equipe extremamente qualificada para desenvolver móveis para todos os tipos de ambientes.

Confira alguns de nossos projetos e faça um orçamento aqui pelo site.

 


sala de apartamento

Decore o seu apartamento no The Garden com os móveis Planejados do seu sonho

Montar o próprio lar é um sonho para a maioria das pessoas, e fazer com que ele tenha a sua essência é primordial para viver bem. O primeiro passo para a realização desse sonho é escolher o local ideal para montar o lar, como o residencial The Garden. Com apartamentos de 116 m² de área […]

home office branco em casa

6 dicas para montar o Home Office perfeito

Trabalhar em casa é muito legal, inclusive este é o sonho de muitas pessoas. Contudo, para começar a trabalhar em casa é necessário entender todos os prós e contras. Por isso, trouxemos para você 6 dicas para montar o Home Office perfeito. É claro que os pontos positivos muitas vezes compensam, por isso, essa é […]