6 dicas para montar o Home Office perfeito

Trabalhar em casa é muito legal, inclusive este é o sonho de muitas pessoas. Contudo, para começar a trabalhar em casa é necessário entender todos os prós e contras. Por isso, trouxemos para você 6 dicas para montar o Home Office perfeito.

É claro que os pontos positivos muitas vezes compensam, por isso, essa é uma prática que a cada dia é mais adotada ao redor do mundo e aqui no Brasil. A flexibilidade de horário e a praticidade em não precisar se locomover por longas distâncias e trajetos estressantes para chegar à empresa são duas das vantagens que mais atraem as pessoas.

Ao tomar essa decisão é necessário entender que em sua residência você deverá ter um espaço destinado ao trabalho. Contudo, não é tão simples montá-lo da maneira adequada. Confira as dicas:

6 Dicas para montar o seu Home Office em casa

Montar o seu espaço Home Office em casa não é uma tarefa simples, afinal, você deve pensar em todos os detalhes para que o ambiente seja confortável, prático e útil, dando assim, a possibilidade de executar todas as suas atividades tranquilamente.

1 – Possua os itens básicos de um Home Office

Existem alguns itens que são essenciais em um Home Office, tanto para sua produtividade quanto para seu conforto, afinal, esses são pontos que estão diretamente ligados.

Listamos alguns itens básicos que devem estar presentes em seu Home Office.

  • Cadeira;
  • Escrivaninha;
  • Estante ou armário;
  • Caixas Organizadoras;
  • Notebook ou computador desktop;
  • Impressora.

 

Claro, esses são apenas os itens base de um Home Office, contudo cada área de atuação possui suas características, por isso analise a sua e verifique se existem mais itens básicos a serem incluídos no espaço.

Depois de ter os itens básicos, você pode e deve incrementar, colocar outros móveis e objetos decorativos para deixar o ambiente com a sua cara.

2 – Não tente usar ideias complicadas demais

Ao montar um Home Office é comum que os novos empreendedores queiram fazer um ambiente diferenciado, apostando em móveis ousados, cheios de curvas e formas bem diferentes. Contudo, esses tipos de objetos não são nada funcionais e podem inclusive atrapalhar na sua produtividade.

Objetos muito diferenciados podem causar tanto distrações visuais, quanto desconforto físico, como por exemplo, uma cadeira com formato diferenciado. Tudo isso pode colaborar para que sua produtividade diminua e não queremos isso. Aposte em opções seguras e confortáveis de móveis e objetos decorativos.

3 – Móveis ergonômicos são seus grandes aliados

Ergonomia é o estudo científico das relações entre o homem e máquina, tendo como objetivo a segurança e eficiência nas maneiras com que um interage com o outro. Já no trabalho, esse estudo foca em proporcionar o bem-estar através da tecnologia e do desenho industrial, criando soluções que ajudam a amenizar os males causados pela jornada de trabalho, como dores na coluna, braços e nos pés.

Os móveis planejados são uma ótima maneira de conseguir móveis ergonômicos, mas sofisticados e funcionais ao mesmo tempo, fazendo bem para você e para o ambiente do seu Home Office.

4 – Invista em móveis planejados

Os móveis são a vida de um Home Office, tanto que as nossas 3 primeiras dicas foram focadas apenas neles. Os móveis realmente são peças importantes, afinal dependendo de como forem aumentam ou até atrapalham o rendimento nos dias de trabalho.

Uma ótima opção para você que pretende montar um Home Office é comprar móveis planejados. Eles proporcionam diversas vantagens, como:

  • Aproveitamento do espaço no ambiente;
  • Desenvolvem uma mobília muito mais funcional;
  • Se adequam as suas necessidades, tanto físicas, quanto estéticas;
  • Possuem um valor super em conta.

 

5 – A luz natural é sua aliada

Ao escolher um ambiente em sua casa para ser o seu Home Office, tenha cuidado e escolha um espaço onde entre luz natural.

A luz natural, além de claro, iluminar o ambiente, é excelente para a pele, plantas que podem compor a decoração e dá um ar de aconchego ao ambiente. Dependendo da vista da janela, esse conforto é ainda maior e pode ser utilizado até como uma forma de relaxar na sua pausa para o café.

Por isso, escolha um espaço com uma boa janela para montar o seu Home Office.

6 – A luz artificial é extremamente importante

Mesmo tendo uma janela enorme em seu Home Office e com alta incidência de luz natural, as luzes artificiais são indispensáveis para o ambiente. Nem sempre a luz natural é suficiente para iluminar o espaço, afinal ela muda constantemente dependendo do horário do dia e do clima, como por exemplo em dias nublados ou de chuva.

Você pode brincar com a iluminação de várias formas, além da comum de teto, você pode utilizar luzes de parede, fitas de led ou uma das preferidas das pessoas, as luminárias de mesa. Elas são queridas, pois podem ser posicionadas conforme a necessidade, iluminam bem e existem uma variedade enorme de modelos.

Bônus – Dicas para trabalhar em seu Home Office

1 – Mantenha a porta fechada

Sim, parece bobo, mas essa dica é extremamente útil para quem mora com a família ou amigos e trabalha em Home Office. Ao trancar a porta, além de abafar os ruídos e conversas paralelas que estejam acontecendo pela casa, você impede que alguém entre e atrapalhe a sua concentração e até mesmo sua produtividade.

2 – Defina seus horários e crie uma rotina

Esse é um passo primordial para quem trabalha em Home Office. Quando você define horários e cria uma rotina, se torna muito mais fácil aumentar a produtividade. E claro, ninguém produz sem pausas, por isso estipule um curto período de tempo para dar uma arejada. Muitos utilizam a técnica de trabalhar focado por 25 minutos e tirar 5 para respirar e relaxar um pouco.

3 – Fique confortável

Deixe sua cadeira ajustada em uma altura adequada, na qual seus pés estejam sempre apoiados ao chão. Os antebraços devem estar sempre posicionados paralelamente ao chão enquanto estiver digitando e o monitor deve estar posicionado de uma forma na qual sua cabeça esteja sempre com o topo voltado ao céu e que seus olhos possam ver a tela toda sem fazer movimentos bruscos com a cabeça.

4 – Deixe todo o material necessário próximo

Trabalhar em casa é muito mais prático, porém existem diversas distrações que podem te prejudicar, como a TV, seu animal de estimação, seus familiares, sua namorada ou namorado, enfim, são várias. O método de deixar todo o material necessário para executar suas tarefas próximos faz com que você não precise passar por todas essas distrações em busca dos materiais, ficando assim mais focado em seus a fazeres.

Gostou das nossas dicas? Acesse nosso blog para ler mais conteúdos como este. E lembre-se, se está pensando em montar o seu Home Office e precisa de móveis planejados para otimizar e sofisticar o espaço, a GR Móveis Planejados pode desenvolver esse projeto para você. Temos mais de 25 anos de experiência no mercado, trabalhamos apenas com matéria-prima de primeira qualidade e nossos profissionais são altamente capacitados para executar o seu projeto.

Conheça alguns de nossos projetos realizados clicando aqui, e se quiser fazer um orçamento clique aqui.

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos projetos: Facebook | Instagram | LinkedIn


Dicas para conservar os móveis planejados de MDF

Móveis planejados em sua grande maioria são feitos com MDF, um material derivado da madeira, bem maleável, que possibilita o desenvolvimento de móveis de forma prática, funcional e personalizada. Contudo, diferente da madeira e outros materiais utilizados em móveis, o MDF possui características diferentes para sua conservação. Por isso, para manter a qualidade dos seus […]

Tendências na arquitetura e decoração pós-pandemia

De repente todos nós vimos em uma situação completamente atípica e urgente, uma pandemia, que se alastrou por todo o mundo. Tudo parou e a melhor forma de proteção contra essa ameaça foi o isolamento social. Portanto, as pessoas passaram mais tempo em suas casas e isso foi o suficiente para mudarem a forma como […]