Como limpar corretamente os móveis em MDF?

Um grande desejo das pessoas ao montarem suas residências, é comprar móveis que combinem perfeitamente com os ambientes, prezando sempre pela qualidade, funcionalidade e durabilidade dos mesmos, além de claro, serem belos e darem um toque a toda decoração.

Com essa tendência em evidência e crescimento constante, os móveis de MDF ganharam um grande destaque no mercado, pois são considerados mais econômicos e ecológicos, além de possuírem uma ótima durabilidade e acabamento.

Contudo, esse material tão popular ainda causa muitas dúvidas nas mentes dos consumidores na hora da limpeza e conservação. Por isso, trouxemos para você um artigo para ensinar como limpar corretamente os móveis em MDF, confira!

O que é MDF?

Antes de aprender como limpar, o ideal é entender o que é esse material tão utilizado no desenvolvimento de móveis. Bem, o MDF nada mais é do que um compensado de madeira, que é considerado muito mais econômico e ecológico.Ele é extremamente utilizado pelas indústrias, pois é muito mais maleável e versátil quando comparado a outras matérias-primas, proporcionando ótimos acabamentos e revestimentos.

A sigla MDF significa “Medium Density Fiberboardo”, que em tradução literal significa painel de fibras de densidade média. E o MDF é exatamente isso, uma chapa de madeira de média densidade, que é produzida a partir de um processo de aglutinação, que conta com a ajuda de resinas sintéticas e alguns aditivos.

No processo de desenvolvimento do MDF, cada chapa é colada sobre outra com a resina e depois disso são fixadas através da pressão, sendo prensadas. Esse processo resulta em uma chapa de madeira com aspecto bem homogêneo e suave.

Graças a esse resultado final, podem ser cortadas em qualquer direção, possibilitando o acabamento mais elaborado que outros materiais, como cantos arredondados ou até mesmo entalhes.

Mesmo sendo um material vantajoso em muitos sentidos, como permitindo os acabamentos de qualidade, o MDF é um pouco mais frágil, o que requer alguns cuidados específicos para que sejam preservados e durem por muito tempo.

Como limpar corretamente os móveis de MDF?

Os móveis de MDF, como já dissemos acima, precisam de um cuidado especial na hora da limpeza, afinal são mais frágeis que outros materiais. Para entender qual é a melhor forma de limpar o seu móvel de MDF é necessário entender qual é o tipo de limpeza que você quer fazer, se é uma limpeza pesada, como as faxinas quinzenais ou se é uma limpeza diária, apenas para retirar a poeira.

Para te ajudar, vamos dar dicas de como realizar as duas limpezas, as diárias e as pesadas.

Como fazer a limpeza diária em seus móveis de MDF?

Bem, o grande segredo para manter os móveis de MDF sempre belos e conservá-los pelo maior tempo possível, é fazer uma limpeza diária. Dessa forma você evita que se acumulem camadas de sujeira sobre a superfície e se formem crostas que possam danificar ou até mesmo manchar a peça.

Para a limpeza diária dos móveis mais comuns como armários, cômodas e estantes basta utilizar um pano macio e seco sobre a superfície para retirar a poeira acumulada durante o dia.

Já em móveis que precisam de uma limpeza um pouco mais pesada, como os armários e mesas que ficam em cozinhas, tendo contato direto e diário com gordura e alimentos, o ideal é utilizar um pano úmido para que sejam removidos todos os resíduos durante a limpeza e logo após é muito importante passar um pano seco sobre o móvel para que não estufe com a umidade.

Como fazer a limpeza pesada em seus móveis de MDF?

Os móveis de MDF, assim como todos os outros, mesmo sendo limpos diariamente recomenda-se que seja feita uma limpeza um pouco mais pesada quinzenalmente, garantindo assim a durabilidade e conservação dos mesmos.

Nessa limpeza o recomendado é utilizar uma solução de água feita com detergente neutro ou o comum sabão de coco, tendo como proporção uma colher de produto para cada litro de água.

Para usar a solução é simples, umedeça o pano na mistura e passe sobre os móveis, e assim como na limpeza diária, seque a superfície logo após para que não estufe. Finalize a limpeza com um lustra-móveis à base de silicone incolor, seguindo a textura do móvel para evitar manchas.

Lembre-se, é extremamente importante utilizar o lustra-móveis à base de silicone incolor, pois outros tipos podem danificar e manchar o seu móvel.

Dicas para conservar os móveis de MDF

Além das formas de limpar os seus móveis de MDF, ainda temos algumas dicas que podem ajudar muito na conservação deles. Como:

  • Não utilize detergentes coloridos, multiuso ou desengordurantes sobre os móveis de MDF, pois com o tempo eles podem amarelar e manchar;
  • Nunca limpe seus móveis de MDF com materiais abrasivos, como esponjas e espátulas;
  • Cuidado com o excesso de água e lustra-móveis, quando utilizados em altas quantidades podem estufar o seu móvel.

Gostou das dicas? Agora você já sabe muito bem como limpar seus móveis de MDF sem danificá-los. Coloque todas as dicas em prática e faça com que seus móveis durem muito mais.

Se quiser mais dicas como essa, acesse nosso blog, trazemos sempre artigos maravilhosos com várias dicas úteis e curiosidades sobre móveis e ambientes planejados.

E se assim como muitos você também sonha em ter móveis planejados na sua casa, não perca tempo, com a GR Móveis Planejados você pode tornar seus sonhos realidade e mobiliar sua casa como sempre sonhou, móveis belos, funcionais e com a melhor qualidade. Conheça alguns de nossos trabalho em nossa galeria e faça um orçamento, clique aqui.


Dicas para conservar os móveis planejados de MDF

Móveis planejados em sua grande maioria são feitos com MDF, um material derivado da madeira, bem maleável, que possibilita o desenvolvimento de móveis de forma prática, funcional e personalizada. Contudo, diferente da madeira e outros materiais utilizados em móveis, o MDF possui características diferentes para sua conservação. Por isso, para manter a qualidade dos seus […]

Tendências na arquitetura e decoração pós-pandemia

De repente todos nós vimos em uma situação completamente atípica e urgente, uma pandemia, que se alastrou por todo o mundo. Tudo parou e a melhor forma de proteção contra essa ameaça foi o isolamento social. Portanto, as pessoas passaram mais tempo em suas casas e isso foi o suficiente para mudarem a forma como […]