Como organizar as gavetas da cozinha?

Um ambiente organizado faz toda diferença, tanto em beleza, quanto para localização das coisas, mas como organizar as gavetas da cozinha?

Nas gavetas da cozinha temos geralmente vários tipos de talheres, acessórios e muitas vezes acaba numa bagunça generalizada, com utensílios para todo lado, misturados, porém com o jeito certo é possível colocar tudo em seu lugar e mantê-los assim.

Talvez essa não seja uma tarefa tão fácil, mas por isso a GR Móveis Planejados trouxe aqui dicas valiosas para que tudo fique bem arrumadinho e seja funcional.

Então vamos às dicas:

O Essencial

O primeiro passo é esvaziar a gaveta, limpá-la, depois então separar os itens por tipos, tamanhos e categorizá-los. Lembrando de observar se há algum quebrado e descartá-lo. Além disso, é muito importante conhecer o espaço que tem e observar as quantidades de utensílios nas gavetas, para assim evitar que emperre ou que simplesmente fique desorganizado, devido ao excesso e deixe somente o essencial.

Dica Extra: Deixe na gaveta apenas os talheres de uso continuo. Aquele jogo de talheres especial ou os talheres reserva para mais convidados, devem ser guardados em um organizador de talheres tipo caixa ou ainda para os especiais, como prataria, podem ser colocados em uma caixa decorativa, podendo deixar exposto, assim não ocupa espaço no seu armário.

A Primeira Gaveta

Não é regra, mas o ideal para a primeira gaveta seriam os utensílios que são usados com mais frequência no dia a dia, os talheres como garfos, facas, colheres de sopa, de chá e de café. Tudo isso em uma divisória, que aliás em muitos móveis planejados já vem acoplada à gaveta, é inclusive uma indicação da GR para deixar tudo organizado. A divisória deixa os talheres separados por categoria e ainda evita por exemplo de se espetar na ponta de um garfo ou faca.

A Segunda Gaveta

Nessa gaveta é recomendado guardar os utensílios usados no preparo dos alimentos, como conchas, escumadeiras, pegadores, descascadores, fuês, além também de itens como abridores de garrafas, saca-rolhas.

Evite colocar muita coisa em uma só gaveta, para evitar que algumas peças mais frágeis sofram algum dano.

Se puder, dê preferência a gavetas que sejam corrediças telescópicas ou as invisíveis pois são bem mais resistentes, fáceis de abrir e ainda possibilita ver até o fundo, além de poder guardar objetos mais pesados, como pequenos pratos e xícaras, que também são uma opção para a segunda gaveta, isso se priorizar pratos, potinhos no auxílio para cozinhar.

A Terceira Gaveta

Para a terceira gaveta guarde os panos de prato, jogos americanos, toalhas de mesa, aventais, considerados objetos de arrumação e acessórios, que não são tão utilizados como os utensílios, mas usados todos os dias. E claro não encha a gaveta para não atrapalhar na hora de fechar.

O Gavetão

Gavetões são ótimos e espaçosos. É a última gaveta com maior altura e ideais para guardar panelas, também objetos mais volumosos, como formas, potes, assadeiras, até utensílios elétricos como o mixer ou liquidificador. Essas gavetas grandes também podem ser adicionadas divisórias facilitando a organização.

Outras dicas

–  Faça uma seleção dos utensílios que você realmente usa, os demais itens doem ou descarte;

–  Sempre evite colocar utensílios de vidro ou outro material frágil nas gavetas, assim pode evitar que algum seja danificado;

–  No caso de gavetões, deixe sempre os objetos de maneira horizontal ou vertical, de acordo com seu formato;

–  Caso verifique que alguns itens não estão sendo muito utilizados, prefira colocá-los em outro lugar liberando espaço para utensílios e acessórios para fácil acesso e toda praticidade de uma gaveta.

São simples atitudes, contando com ótimos auxiliares como as divisórias que ajudam a deixar as gavetas organizadas. Uma cozinha deve ser prática e fácil de manter, tanto na preparação de uma grande refeição como para a do dia a dia, por isso gavetas organizadas facilitam o trabalho.

Gostou das nossas dicas?! Fique sempre de olho no nosso blog e aproveite dicas tão interessantes como essa. Confira por exemplo o artigo Como limpar corretamente os móveis em MDF e muito mais.

E se você sonha com uma cozinha com móveis na medida certa e do seu jeitinho, conte a GR Móveis Planejados, conheça alguns de nossos trabalhos em nossa galeria e faça um orçamento pelo site.


Dicas para conservar os móveis planejados de MDF

Móveis planejados em sua grande maioria são feitos com MDF, um material derivado da madeira, bem maleável, que possibilita o desenvolvimento de móveis de forma prática, funcional e personalizada. Contudo, diferente da madeira e outros materiais utilizados em móveis, o MDF possui características diferentes para sua conservação. Por isso, para manter a qualidade dos seus […]

Tendências na arquitetura e decoração pós-pandemia

De repente todos nós vimos em uma situação completamente atípica e urgente, uma pandemia, que se alastrou por todo o mundo. Tudo parou e a melhor forma de proteção contra essa ameaça foi o isolamento social. Portanto, as pessoas passaram mais tempo em suas casas e isso foi o suficiente para mudarem a forma como […]