Cozinha Planejada: o ambiente mais versátil do lar

Estamos vivendo um momento extremamente delicado, em que o mundo todo está enfrentando a pandemia do novo Coronavírus, causador da doença COVID-19. Uma das formas mais eficazes de prevenção e combate a essa doença é o isolamento social para evitar aglomerações e consequentemente a propagação do vírus. Por isso, estabelecimentos comerciais como lanchonetes e restaurantes, também tem se mantido fechados para ajudar no combate a COVID-19.

Passando mais tempo em casa e não podendo frequentar restaurantes, as pessoas estão criando ou reforçando o hábito de cozinhar. Dessa forma transformam a culinária em uma atividade prazerosa durante a quarentena e podem manter uma alimentação mais saudável.

mulher com frigideira

A importância de manter uma alimentação saudável

Nas cidades grandes a rotina atrapalha a experiência das pessoas com a cozinha, pois o cotidiano corrido, o tempo escasso e os afazeres diários impedem que elas desfrutem um tempo na cozinha fazendo algo agradável para se distrair e claro, saborear.

Contudo, além disso, essa rotina acaba prejudicando a saúde das pessoas, já que uma vez que não podem passar um tempo na cozinha e preparar suas próprias refeições, muitas vezes optam pelo caminho mais simples, consumir fastfood e alimentos ultraprocessados, que são bastante prejudiciais.

Em contraste com essa realidade, nos últimos anos a busca por uma alimentação saudável tem crescido bastante. Com isso, muitas pessoas passaram a consumidor produtos saudáveis e separar pelo menos um pequeno espaço em suas agendas para preparar as suas refeições, conquistando assim a sonhada alimentação saudável.

A pandemia também teve um grande papel na construção dessa realidade, já que as pessoas se viram, de repente, em uma situação atípica, na qual não poderiam sair de casa para nada que não fossem atividades essenciais. Ou seja, tiveram que ressignificar os ambientes de seus lares, incluindo a cozinha.

Com essa crescente, as cozinhas se tornaram ainda mais úteis e um dos espaços mais frequentados pelos moradores de uma casa. O que é ótimo, já que além de prepararem as suas próprias refeições e consequentemente melhorarem a sua saúde, as pessoas podem encontrar na culinária uma forma de se conectarem consigo mesmas e com quem convivem em casa.

Claro, que muito além disso, esse hábito de fazer a própria comida é uma forma de melhorar a própria qualidade de vida, oferecendo ao corpo refeições saborosas, mas ao mesmo tempo saudáveis, com todas as vitaminas e nutrientes necessários para o corpo. Por isso, uma alimentação saudável é essencial para qualquer pessoa que queira desfrutar o melhor da vida em boa forma.
cortando salada

A cozinha como espaço para trocas, laços e prazer

Como falamos acima, estar cada vez mais presente na cozinha é essencial para manter uma alimentação saudável e consequentemente a sua saúde e de todos que moram com você.

Contudo, esse ambiente pode proporcionar muitas outras coisas boas, pois a cozinha pode ser um local para trocas, com você mesmo e com outras pessoas. Enquanto cozinha ou outra pessoa cozinha, vocês podem conversar, se distrair, tornar esse momento único em algo especial para todos, um momento para criar laços.Além disso, para quem mora sozinho ou gosta de cozinhar sozinho, esse pode ser um momento de autoconhecimento ou reflexões.

É ótimo para aprender coisas novas sobre culinária ou sobre você e claro, cozinhar pode se tornar uma atividade prazerosa, até mesmo um hobby.

Você pode aproveitar esse momento para se conectar com suas raízes, preparando receitas antigas de família ou treinando novas receitas seguindo livros de receitas ou até mesmo tutoriais on-line.

notebook na cozinha

Como uma cozinha planejada facilita sua vida

Uma tendência em ascensão são as casas multifuncionais, que consistem em criar ambientes confortáveis, que atendam todas as necessidades dos moradores e que possam se transformar rapidamente em outros ambientes, de forma com que os moradores possam executar outras atividades ou que façam com que suas atividades sejam feitas de formas muito mais agradáveis e práticas.

Essa é uma forma bem resumida de explicar o que são as casas multifuncionais. Entretanto, o que você precisa entender sobre elas, é que os móveis planejados são um dos principais aspectos, que ajudam os ambientes a serem verdadeiramente funcionais.

Os móveis planejados fazem com que os ambientes sejam funcionais, pois sua principal característica é serem desenvolvidos seguindo as características e necessidades dos moradores daquela casa ou apartamento.  Ou seja, diferente dos móveis encontrados já prontos no mercado, estes são feitos exclusivamente seguindo um objetivo, que é atender as necessidades do morador, e aproveitando o espaço do ambiente, sendo extremamente úteis.

Esses móveis podem ser feitos para todos os cômodos da casa, incluindo a cozinha. Podem ser feitos de forma que atendam perfeitamente uma ou mais funções e claro, que sejam harmônicos com todo o projeto estético e funcional do lar.

Como já citamos, com o fechamento de restaurantes e o isolamento social devido a pandemia do Coronavírus, a cozinha se tornou parte integrante do cotidiano de milhares de pessoas, que passaram a utilizá-la para preparar suas próprias refeições e nada melhor do que fazer isso em uma cozinha planejada.

Ter uma cozinha planejada te ajuda a encontrar o prazer na culinária, uma vez que ela se torna prática, simples e dinâmica, já que o layout do ambiente e os móveis que o compõe facilitam o processo para você. Além disso, essa é a melhor forma de ter um ambiente, que além de funcional, seja confortável, bonito, harmônico e proporcione bem-estar a todos os moradores.

cozinha branca e de madeira

Móveis Planejados para cozinha: quais são as vantagens no cotidiano

1 – Compartilhe responsabilidades

Com uma cozinha planejada bem organizada, você pode ter um layout que facilite tanto a preparação individual de refeições, quanto em grupo. Tendo um layout bem planejado e móveis bem desenvolvidos, as tarefas podem ser realizadas em conjunto por vários moradores da casa.

Tendo objetos guardados em locais estratégicos e pensados para isso, além de um layout que permita a movimentação, é possível dividir tarefas tranquilamente. Enquanto alguém cozinha, outra pessoa pode guardar a louça ou lavá-la, por exemplo.

casal cozinhando

2 – Cozinha sempre organizada

Uma das qualidades mais amadas dos móveis planejados é a forma com que são desenvolvidos, de forma estratégica para manter tudo organizado. Uma cozinha planejada então, é a melhor coisa para os chefes caseiros.

Com armários, gavetas e prateleiras desenvolvidas especificamente para aquele cômodo e levando em consideração o gosto e perfil dos moradores, é muito mais prático e simples manter esse ambiente organizado, já que cada móvel tem sua função.

cozinha em aço e branca planejada

3 – Facilite as refeições

Muitas cozinhas não possuem espaço para mesas, mas com uma cozinha planejada é possível criar uma bancada que sirva como local para refeições. Esse pequeno detalhe é o suficiente para reunir a família e fazer com que todos juntos possam desfrutar momentos especiais no mesmo ambiente.

cozinha preta e com madeira

4 – Beleza e harmonia

Claro, além de todas as funcionalidades, uma cozinha com móveis planejados atende todos os requisitos estéticos de seus moradores. Dessa forma, você possui um espaço lindo, harmônico, confortável e que condiz com todo o restante da casa. Sem falar, que todos que um dia forem até a sua cozinha irão se surpreender com a beleza do ambiente.

cozinha preta e mármore

Claro, existem muitos outros benefícios, mas com esses já deu para entender como uma cozinha planejada é o ambiente mais versátil da casa, né? São tantas coisas que esse espaço pode proporcionar aos moradores.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e confira muitas outras dicas de decoração e móveis planejados. Aproveite e acompanhe todas as nossas redes sociais para ficar por dentro de dicas e novidades, basta clicar nos links: Instagram / Facebook / LinkedIn

E lembre-se, se você está pensando em desenvolver uma cozinha planejada, a GR Móveis Planejados é a empresa certa para prestar esse serviço para você, afinal mais do que móveis, nós planejamos sonhos. Conheça nossos produtos clicando aqui, e se quiser fazer o seu orçamento, clique aqui.

 

Contatos

Fábrica:

Rua Marco Manfrinati, 1523 – Araçatuba/SP

(18) 3631-1006

Loja:

Rua Aguapeí, 2440 – Araçatuba/SP

(18) 3631-4309


Dicas para conservar os móveis planejados de MDF

Móveis planejados em sua grande maioria são feitos com MDF, um material derivado da madeira, bem maleável, que possibilita o desenvolvimento de móveis de forma prática, funcional e personalizada. Contudo, diferente da madeira e outros materiais utilizados em móveis, o MDF possui características diferentes para sua conservação. Por isso, para manter a qualidade dos seus […]

Tendências na arquitetura e decoração pós-pandemia

De repente todos nós vimos em uma situação completamente atípica e urgente, uma pandemia, que se alastrou por todo o mundo. Tudo parou e a melhor forma de proteção contra essa ameaça foi o isolamento social. Portanto, as pessoas passaram mais tempo em suas casas e isso foi o suficiente para mudarem a forma como […]