Detalhes importantes para a decoração de seu consultório

 

A criatividade deve estar alinhada com a necessidade para o profissional.

 

Quando começamos a pensar em uma decoração especial para um consultório é importante definir as necessidades do profissional que irá trabalhar ali. Todo projeto deve ser desenvolvido com base na identidade visual da clinica, mas é preciso se preocupar também com o bem-estar dos pacientes.

Na busca por um consultório à venda é importante ficar atento para as necessidades de tamanho e equipamentos que serão instalados no local. Tudo deve ser analisado previamente, já que são várias as especialidades e cada uma delas demanda de uma estrutura diferenciada.

 

O ambiente influencia no comportamento do paciente

É importante se preocupar com o ambiente que está sendo decorado para atender o paciente. Tudo que está ao redor influencia o comportamento das pessoas que estão no local.

Por exemplo, um consultório ginecológico deve ter imagens e quadros que remetem o aparelho reprodutor feminino, imagens de gestantes, cartazes ou mural com exames e cuidados relativos a mulher. Tudo deve ser pensado de acordo com o universo feminino.

Basta buscar pelos anúncios de imóveis e vários espaços destinados a clínicas estão disponíveis, mas antes de decidir qual será o novo endereço do consultório é preciso analisar com cuidado se o local atende a demanda para atendimento do seu paciente.

 

Como criar um clima mais relaxante

Um consultório bem decorado e luxuoso não muda em nada o trabalho do médico. Suas condutas e seu desempenho não são alterados pelo que ele pode oferecer no consultório. Porém, para os pacientes, um ambiente mais aconchegante, mais descontraído, pode fazer toda diferença ao final da consulta.

O médico e seu aparato marcam um consultório, uma clínica. A estrutura e os equipamentos disponibilizados para o atendimento médico também fazem muita diferença. Mas um pequeno detalhe, a decoração do consultório, pode também contribuir para o sucesso.

 

Dicas para decoração aconchegante

Combinações de tons

As combinações de tons de cores ajudam a ampliar o espaço do consultório, além de deixar o ambiente mais intimista. Os tons mais suaves promovem uma sensação de calma e tranquilidade nos pacientes.

Os móveis

Via de regra os móveis utilizados nos consultórios são fabricados, geralmente, em MDF. Pela cor e pela natureza do produto transpassam uma tranquilidade. O formato escolhido deverá estar de acordo com o tamanho e os objetivos profissionais.

Por exemplo, consultórios pediátricos não devem ter mesas com quinas, para evitar que as crianças se machuquem ao circular pelo local durante uma consulta.

Abuse de cores neutras e com tons pastéis. Isso evita que o consultório fique com um clima mais voltado para hospital, que nem sempre traz boas lembranças.

A iluminação: item fundamental

Para decorar seu consultório é fundamental planejar a iluminação, ela fará toda diferença no final. Abuse de abajures na sala de espera e luzes indiretas, que não são tão fortes sobre os pacientes.

Dentro do consultório use luzes mais fortes, diretas, que permitam que o médico possa executar seu trabalho sem problemas. Mas planeje um sistema de iluminação que seja fácil de baixar ou desligar.

Para analisar ou realizar diferentes exames é necessário que a luz seja baixa e o ambiente fique mais escuro. Planeje as luzes de acordo com a área de atuação do médico.

Pisos

Os pisos podem ser em porcelanato ou cerâmica. Se o consultório é menor, opte pelo porcelanato, ele dá a impressão de aumentar o ambiente.

Em um imóvel comercial o importante é que o piso seja facilmente lavável, já que precisa ser limpo rotineiramente, pela quantidade de pessoas que circulam pelo local e tipo de produto manipulado.

 

Cinco dicas infalíveis na decoração do consultório

  1. As cores e a logo marca

É importante trabalhar as cores do consultório de acordo com a identidade visual da logo marca que foi produzida. Via de regra, cores mais claras tornam o ambiente mais iluminado e harmonizam mais com um consultório.

As tonalidades das cores utilizadas na identidade visual devem ser seguidas para que o paciente sempre faça a referência da marca com o profissional. Outra dica seria usar cores claras e alguns detalhes com cores da logomarca.

  1. Quadros que remetam positividade

Não importa a área de atuação do profissional, ao montar seu consultório utilize sempre quadros motivacionais. Dicas de alimentos e atividades que são benéficas a saúde são bons exemplos.

A positividade remete ao paciente a sensação de que a sua saúde ficará bem, sempre que possível, se os bons hábitos saudáveis forem seguidos. Se o consultório é dentário por exemplo, use sorriso bonitos e tratamentos que não demonstre dor pelas imagens.

Lembre-se também das molduras, ela deve seguir a linha de decoração do consultório. Não coloque madeira, por exemplo, se o resto for a base de metal. Siga a mesma linha e faça com que tudo pareça o mais harmônico possível.

  1. O ambiente deve ser alegre

Crie um clima intimista para o paciente que estiver no seu consultório. Use imagens ou peças que remetam a sua especialidade, que possam também ser usadas para demonstrar o seu trabalho.

As peças trazem uma decoração mais particular para o seu consultório. Elas alegram o ambiente, além de funcionar de forma didática no momento que uma explicação mais detalhada for necessária.

  1. Livros podem ser decorativo

Depois de muitos anos debruçado sobre os mais diferentes livros, chegou a hora de coloca-los na parede e fazer consultas de referência quando necessário.

As prateleiras podem formar a bibliografia da sua trajetória acadêmica e profissional. Elas decoram o ambiente, imprimem um ar de sabedoria e ainda são fontes de referência em casos mais específicos e complicados.

  1. Diplomas na parede

Os consultórios dos médicos mais conceituados do país têm a decoração preenchida pelos seus diplomas e títulos acadêmicos, mas não esqueça também dos profissionais. Emoldurar com madeira ou vidro pode ser uma sacada interessante para combinar com a decoração.

Os títulos remetem profissionalismo e mostram o quanto preparado o profissional está para atende-lo. Além de deixar o consultório mais personalizado, já que os diplomas fazem parte da vida do médico.

 

Gostou deste artigo sobre os detalhes importantes na decoração do seu consultório? Então que tal compartilhar esse post com os seus amigos através das suas redes sociais.

*Artigo criado pelo Chaves Na Mao para o blog da GR!


Prazo de Entrega e os Móveis Planejados

Após um longo período de construção, dores de cabeça, problemas na obra, finalmente chegou a hora: comprar os móveis planejados! Tem gente que acaba não se importando, mas, para muitos, é o grande sonho de toda a casa, principalmente se tratando da cozinha (ah, a cozinha planejada!).   Mas como nem tudo é alegria, vem […]

Muxarabi e Cobogó, qual a diferença?

 Muxarabi É um elemento arquitetônico árabe e foram os portugueses que trouxeram ele para o Brasil na época da colonização. Consiste em painéis feitos, geralmente, de madeira com o objetivo de dividir ambientes internos e externos. Ele permite uma grande variedade de formas e desenhos, além de dar uma certa “permeabilidade” na visão, devido […]