Dicas para acertar na cor dos móveis planejados

Quando se fala em móveis planejados, uma das maiores dúvidas é, qual cor escolher. Diante do grande leque de opções, tendências e estilos, qual tom de madeira escolher? Será que essa cor vai combinar com ambiente da minha casa?

A partir de questionamentos como esses, a GR Móveis Planejados listou dicas para auxiliar na hora da escolha dos seus móveis planejados, contando com a possibilidade de texturas, modelos e cores.

As cores dos móveis planejados devem deixar o ambiente aconchegante, ser original e combinar com o gosto dos moradores, por isso escolher a cor perfeita não é tão fácil assim.

 

Confira as dicas:

Escolha uma cor que não vá enjoar

Uma dica muito importante é: escolher uma cor para os móveis planejados pensando a longo prazo, levando em consideração que esses móveis terão alta durabilidade e consequentemente permanecerão por alguns anos no ambiente, portanto uma cor que não enjoe facilmente. Além disso, assim como as tendências mudam, nossos gostos mudam, claro que os móveis poderão ser trocados, mas é interessante pensar nisso.

 

Fique de olho nas tendências com cautela

Apostar em cartelas de cores que são tendência é uma boa ideia. Atualmente estão em alta cartelas com cores vivas e fortes, porém alguns tons neutros queridinhos e pastéis sempre se mantém no gosto das pessoas. É necessário ter muita cautela nessa escolha, visto que a decoração e alguns itens podem mudar.

A tendência monocromática permite cores fortes e vibrantes como: o Pantone Classic Blue, o Green 7, além disso das cores neutras como cinza, pastéis como a cor menta. Em 2020 os tons de verde, azul e cinza, que é o novo branco ou até as cores mais quentes como o vermelho e amarelo são as principais inspirações.

A padronização de um único tom maximizando tudo proporciona ambientes mais criativos e divertidos, fugindo do minimalismo do neutro, mas cuidado com a escolha, pense na composição do ambiente como um todo.

 

Cores Neutras são infalíveis

As cores neutras são curingas, sendo uma das principais escolhas daqueles que têm medo de se arrepender, pelo fato de a cor sair de moda no futuro ou simplesmente de não combinar com novos estilos de decoração.

Para evitar erros e arrependimentos aposte em cores neutras, discretas e minimalistas, pois são clássicas e mais fáceis na combinação dos itens de decoração. Tons claros, como o cinza claro, bege e o branco são muito utilizados e até as cores mais escuras, porém neutras, como grafite e o preto, estas dão um ar moderno e sofisticado, isso no estilo monocromático total black.

 

Tons Terrosos aconchegantes

Móveis planejados em tons terrosos com toque de vinho deixam os ambientes mais tradicionais, com estilo gourmet. As cores que remetem à natureza como palha, verde oliva, berinjela, marrom, dão ar mais natural e deixam o ambiente sóbrio e aconchegante.

 

Crie contrastes

Em composições monocromáticas a recomendação é criar contrastes para que assim o ambiente não fique tão pesado. Ou seja, se o piso for de tons mais escuros os móveis devem ser mais claros e vice-versa. Uma outra boa opção é criar pequenos contrastes com acessórios, dando um toque especial, bem pessoal.

Evitar escolher que a mesma cor do piso seja a dos móveis garante um destaque entre os elementos do ambiente, com uma composição mais agradável sem ser opaca.

 

Colorido parcial

Para quem gosta de ambientes coloridos é interessante apostar em móveis cheios de cor, porém ao invés de usar cores fortes e marcantes em todo o móvel, o melhor é escolher uma ou duas portas, nicho ou prateleiras coloridas, mantendo a maior parte em tons neutros. Desta forma é possível manter a personalidade e ainda futuramente, caso queira, pode mudar a cor intensa, pois serão apenas algumas partes do móvel.

 

Padrão para Amplitude

Uma ideia muito legal também é deixar as portas dos armários planejados da mesma cor do piso, dando assim a sensação de amplitude do ambiente, tanto de altura, como em espaço.

 

Tamanho do ambiente

Em ambientes pequenos, como geralmente são a maioria dos apartamentos ou mesmo casas com cômodos menores o ideal é escolher móveis planejados de cores claras, assim além de aproveitar os espaços a cor ajuda na sensação de que o ambiente é maior.

Já em casos de ambientes grandes móveis planejados de cor escura dão todo um charme e a ilusão de ótica de que o ambiente parece menor e mais aconchegante.

 

Tons de madeira

O padrão de móveis planejados é em MDF ou MDP e as cores das madeiras variam, com opções claras, escuras e com texturas diferentes. No caso de tons amendoados para móveis podem ser mesclados de forma elegante com a cor de carvalho ou freijó. Mas caso o ambiente possua madeira de demolição na composição, o ideal é escolher apenas um tom, visto que o estilo rústico já possui vários tons de madeira. Para deixar o ambiente mais atual, harmônico e moderno recomenda-se também o uso de apenas um tom de madeira.

 

Cores para integrar ambientes

Através das cores e escolha dos materiais para os móveis planejados é possível criar uma ligação entre ambientes, assim a casa fica em harmonia e os ambientes passam a conversarem entre si. Ao usar tons base, como cinza, branco, preto ou em madeira, deixe os pontos de cor para a decoração, isso facilita na hora de fazer qualquer mudança nos cômodos.

 

Tipos de acabamento para móveis coloridos

Além da cor, os acabamentos dão um toque especial para os móveis planejados, podendo ser personalizados em brilho ou em mate, independentemente da cor, conforme o seu gosto pessoal.

Dependendo do ambiente, como salas, cozinhas as coberturas foscas são escolhas mais assertivas para quem busca por um espaço mais sofisticado e acolhedor, pois a menor quantidade de brilho vai garantir maior sensação de conforto, leveza e delicadeza.

Nos quartos é melhor utilizar o acabamento mate, pois assim evita reflexos de luz que podem atrapalhar em seu relaxamento. Já em ambientes menores como o banheiro utilizar brilho ajuda a aumentar a impressão do espaço devido aos reflexos.

Há ainda o acabamento em vidro, bem versátil, que pode ser utilizado em portas, laterais e superfícies. Os vidros podem ser transparentes, com cor ou jateados, também com cores ou estampas, trazendo um ar de modernidade, elegância ao móvel e ainda um outro benefício dele é a facilidade na limpeza.

E por falar em sofisticação o acabamento em Laca pode trazer mais cor ao móvel, podendo ser brilhante ou fosco. Apesar de ser um material que exige maior cuidado por ser frágil, se comparada aos padrões de madeira, quando escolhida apenas para locais pontuais só irá agregar valor à decoração e ambiente.

O acabamento Metacrilato, semelhante ao Laca e o Vidro, é super fácil de limpar e possui um alto-brilho. Esse brilho ainda pode ser aumentado, basta polir. Ah, e esse acabamento ainda conta com a vantagem de não manchar e nem perder a cor ao passar pelo processo de polimento.

Por fim, uma boa dica é usar a luz de LED para realçar os acabamentos dos móveis planejados, principalmente no caso de móveis mais escuros.

 

Móveis para a cozinha

As cores de móveis planejados da cozinha precisam tornar o ambiente aconchegante e combinar com a personalidade dos moradores, além disso devem estar em equilíbrio com a decoração de outros cômodos, o tamanho do ambiente, estilo, personalidade, tendências etc.

A cozinha é um dos ambientes mais utilizados da casa e precisa de uma boa iluminação, sendo uma das suas principais características. Por isso, é ótimo escolher tonalidades mais neutras e claras para que a iluminação seja mais presente no ambiente, com cores como branco, ocre, cinza, bege etc. No entanto as tonalidades mais escuras também podem ser usadas, inclusive para manter o equilíbrio do ambiente, ou seja, a iluminação depende do gosto pessoal, mas nunca se esqueça da funcionalidade e conforto.

 

Móveis para o quarto

É importante lembrar que o quarto é um lugar para o descanso, um ambiente bem pessoal, no qual deve predominar o aconchego, por isso ao decidir quais serão as cores para os móveis planejados do seu quarto o ideal é dar preferência a cores neutras, que são ideais para deixar o local mais relaxante, calmo, com toque de delicadeza e paz. Os tons mais suaves dão ar de delicadeza e não se chocam com a decoração que pode ser mais criativa, colorida ou detalhada, que inclusive podem ser trocadas com mais facilidade.

Entretanto, móveis de tons mais escuros também ficam ótimos, a questão é tomar cuidado ao escolher as cores e lembrar sempre de manter o equilíbrio com a decoração. É interessante, por exemplo em casos de móveis na tonalidade de marrom ou preto, montar uma composição com cortinas, colchas, quadros, peças e cor de paredes claras.

 

Móveis para o banheiro

Quando se pensa em banheiro, logo se pensa em cores claras e limpeza, além de ser um dos menores cômodos da casa e que precisam de claridade.

Cores como creme, branco, bege, cinza, azul e verde claros são perfeitos para compor o ambiente, deixando-o mais iluminado.

Uma boa ideia é mesclar variações diferentes do mesmo tom, assim consegue compor um ambiente claro, com a sensação de higiene, espaço e ainda com personalidade.

As cores escuras como preto e azul marinho podem ser aplicadas no banheiro, mas recomenda-se em pequenos detalhes, como no azulejo, pastilhas, cubas, peças de decoração ou até mesmo nos móveis planejados, mas também como detalhe em uma gaveta ou porta. Aplicados dessa maneira não diminuem a luminosidade, não ocultam sujeiras e nem deixam a sensação de ambiente menor do que já são.

 

Móveis para a sala

A sala de estar é um dos ambientes mais sociais da casa, por isso geralmente é um dos locais mais bonitos e arrumados.

Os móveis planejados da sala têm a função de manter tudo organizado além de serem belos e transmitirem a sensação de bem-estar de um ambiente agradável. Pensando nisso é interessante usar das cores vivas, visto que o ambiente pode contar com diferentes tipos de peças, como mesas, painel, rack, nichos. E dependendo da decoração pode ousar com cores mais vivas como vermelho, amarelo, azul combinando-as com tonalidades neutras, inclusive característicos dos tons de madeira.

 

Depois dessas superdicas agora ficará mais fácil escolher a cor para seus móveis planejados, então que tal fazer um orçamento conosco? Nós da GR Móveis Planejados podemos realizar um projeto especial do jeito que você sempre sonhou.


cozinha em mármore

Cozinha Planejada: o ambiente mais versátil do lar

Estamos vivendo um momento extremamente delicado, em que o mundo todo está enfrentando a pandemia do novo Coronavírus, causador da doença COVID-19. Uma das formas mais eficazes de prevenção e combate a essa doença é o isolamento social para evitar aglomerações e consequentemente a propagação do vírus. Por isso, estabelecimentos comerciais como lanchonetes e restaurantes, […]

Ergonomia, organização e conforto no Home Office

Ergonomia, organização e conforto no Home Office

O home office tornou-se a forma de trabalhar e estudar necessária da atualidade, ganhando destaque no mundo todo, devido a pandemia do novo Coronavírus. Essa medida foi a solução encontrada por muitas empresas para dar continuidade aos negócios, preservando a saúde dos funcionários e evitando a disseminação do Covid-19.  Com isso, é importante tomar alguns cuidados, adotando […]