Dicas para decorar paredes vazias

Decorar o lar nem sempre é uma tarefa fácil, afinal é nesse momento, que você coloca nos espaços a sua personalidade. Contudo, muitas pessoas se esquecem de um detalhe muito importante na hora da decoração, as paredes.

As paredes são elementos essenciais para proporcionar aos ambientes um aspecto mais agradável, confortável e levar vida ao lar.

É ruim entrar nos ambientes, se deparar com as paredes vazias e não ter ideia do que fazer, né? Por isso, no artigo de hoje vamos te dar algumas dicas para decorar as paredes vazias. Continue a leitura e aproveite todas as dicas.

 

Invista em quadros

Por mais simples e clichê, que essa dica pareça, ainda assim é muito valiosa. Os quadros ainda são uma das primeiras opções de decoração utilizadas para preencher as paredes vazias, e fazem isso de forma excelente.

Contudo, muitos focam no conteúdo, que o quadro apresenta, sua moldura e quantidade de peças que irão colocar nas paredes e sim, são pontos muito importantes, mas esquecem de que o que pode realmente fazer a diferença na hora da decoração é a forma com que os quadros são posicionados.

Existem diversas formas de distribuir os quadros nas paredes. Você pode montar conjuntos com quadros do mesmo tamanho, mesmo tema, mesmo tipo de moldura ou você pode fazer mosaicos com quadros de temas, formatos e molduras diferentes, essa é uma técnica moderna e coringa, muito utilizada por decoradores. O importante é explorar as possibilidades, que são várias.

Uma dica para você acertar na composição dos quadros, que utilizará na sua decoração é, aposte em quadros com temáticas e estilos parecidos, para que tenham uma unidade visual e sejam harmônicos entre si, dessa forma as chances de errar e fazer algo visualmente desagradável são muito menores.

Outra dica importante é, atente-se ao tamanho da sua parede, para que ao comprar, escolha um número de quadros ideal, que complemente a sua decoração e não pese.

Nessa cozinha sentimos, que ainda faltava um detalhe na parede, então fizemos uma composição de quadros com a temática de lar e cozinha, mas com uma pegada mais moderna e jovial para que o ambiente fosse mais atual.

decorar paredes vazias

 

Aposte nas texturas

Os quadros são soluções práticas e úteis para paredes vazias, contudo não é sempre funcionam, por exemplo em paredes muito grandes. Um dos artifícios utilizados por decoradores e arquitetos para decorar paredes grandes, ocupar o espaço e trazer harmonia e conforto aos ambientes são detalhes texturizados.

Esses detalhes podem ser feitos de diversas formas, uma das mais conhecidas são os papéis de parede, adesivos, revestimentos em 3D e os conhecidos painéis personalizados. Cada um possui sua característica e proporciona um charme diferente ao ambiente.

Os painéis por exemplo, podem ser feitos com diversos materiais, mas geralmente são ripados de madeira ou MDF, e proporcionam uma sofisticação e conforto sem igual ao cômodo.

Lembre-se de que, ao utilizar essa técnica, o recomendado é manter a parede livre, sem objetos decorativos, como os quadros. Caso contrário, pode ser que o ambiente fique muito carregado e uma decoração ofusque a outra.

No projeto da foto abaixo, preenchemos as paredes com um painel ripado de madeira, que deu todo um charme e sofisticação ao cômodo.

painel ripado

 

As prateleiras são ótimas opções

As prateleiras são ótimos complementos para as paredes. É um tipo de decoração, que além de ser uma solução prática é extremamente funcional. Para que sejam feitas de forma harmônica com o ambiente, você deve tomar cuidado com o tamanho da proporção das prateleiras em relação a parede, afinal uma prateleira muito grande para uma parede pequena ou o contrário, pode causar um efeito visual bem desagradável.

Ao utilizar prateleiras em suas paredes, aproveite os espaços para colocar pequenos objetos decorativos. Você pode utilizar miniaturas, pequenos vasos de plantas, enfim, uma variedade enorme de itens, mas claro escolha os que combinem com o ambiente.

As prateleiras não precisam seguir um molde padrão, podem ser feitas em formatos diferenciados e composições mais divertidas. Na foto abaixo você pode conferir as prateleiras, que desenvolvemos para o quarto de um garotinho. Elas saem todas de uma viga e se espalham para as paredes assim como os galhos de uma árvore, tornando essa peça mais lúdica e as paredes mais preenchidas.

quarto de criança azul

 

Os nichos também são uma solução

Os nichos são muito parecidos com as prateleiras, servem para que sejam colocados pequenos objetos de decoração e dar um toque a mais no ambiente, por isso também são ótimos para preencher as paredes vazias da sua casa.

A diferença é que os nichos geralmente são feitos em formas geométricas, como círculos, retângulos, quadrados e outras. Podem ser colocados de forma individual nas paredes ou podem ser montados como uma composição de peças do mesmo formato ou mesmo diferentes entre si, dando um toque moderno a sua decoração.

Esses nichos, que desenvolvemos para o quarto de uma pequena garotinha ficaram uma graça, o formato circular deu um toque mais lúdico ao ambiente e os nichos ainda puderam ser utilizados para organizar alguns brinquedos, além de úteis, acabaram se tornando objetos decorativos.

nichos na parede

 

Agora ficou fácil decorar as paredes da sua casa e dar uma nova personalidade para cada cômodo, né? Aproveite essas dicas, brinque com a sua criatividade e transforme os ambientes do seu lar.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e confira muitas outras dicas sobre arquitetura, móveis planejados e decoração. Aproveite e acompanhe todas as nossas redes sociais para ficar por dentro de dicas e novidades, basta clicar nos links: Instagram /Facebook/ LinkedIn

E lembre-se, se você quer um ambiente planejado ou um móvel planejado, a GR é a empresa certa para prestar esse serviço a você. Conheça nossos produtos clicando aqui e se quiser fazer um orçamento, clique aqui.

Contatos

Fábrica: Rua Marco Manfrinati, 1523 – Araçatuba/SP – (18) 3631-1006

Loja: Rua Aguapeí, 2440 – Araçatuba/SP – (18) 3631-4309

 

 


Ambiente Decorado Pequeno Ampliado

5 Dicas para ampliar ambientes pequenos

Nem sempre as casas e apartamentos são ambientes espaçosos, principalmente em cidades grandes e centros urbanos, o que não é ruim, afinal com os novos formatos familiares a busca por residências mudou. Pessoas que moram sozinhas, casais sem filhos, amigos que dividem um mesmo apartamento, geralmente optam por espaços mais funcionais e compactos. Claro, esse […]

organizar sua casa de forma funcional

Dicas para organizar sua casa de forma funcional

Manter a casa bem organizada é essencial para nosso bem-estar, além de tornar nosso dia a dia muito mais prático e funcional. Contudo, essa tarefa nem sempre é tão simples, afinal não basta guardar tudo em qualquer espaço que estiver disponível, é necessário organizar as coisas de forma estratégica e funcional. No artigo de hoje […]