Dicas para organizar sua casa de forma funcional

Manter a casa bem organizada é essencial para nosso bem-estar, além de tornar nosso dia a dia muito mais prático e funcional. Contudo, essa tarefa nem sempre é tão simples, afinal não basta guardar tudo em qualquer espaço que estiver disponível, é necessário organizar as coisas de forma estratégica e funcional.

No artigo de hoje trouxemos algumas dicas para organizar a sua casa de forma funcional, continue a leitura e anote tudo no seu caderninho para colocar em prática.

 

Dicas de organização funcional para sua casa

Organizar a casa é maravilhoso, mas muitas vezes essa organização dura apenas alguns dias. Isso já pode ter acontecido com você e fique tranquilo, acontece constantemente com muitas pessoas também. O motivo da organização não durar é porque ela não é uma ação isolada, que deve ser realizada de tempos em tempos, mas deve tornar-se um hábito e ser inserida em nossa rotina.

Não adianta esperar a casa toda ficar de “pernas para o ar”, para colocar em prática seus conhecimentos e práticas de organização. Elas devem ser realizadas durante o dia a dia para que você evite essa situação e mantenha a casa sempre bem organizada.

Confira algumas dicas para organizar a sua casa de forma funcional:

Faça da organização um hábito

Como acabamos de citar, a organização não deve ser uma tarefa realizada de tempos em tempos, deve tornar-se um hábito rotineiro para que seja eficiente e eficaz.

Mantendo uma rotina de organização, você evita o acúmulo de objetos e utensílios na sua casa, mantendo-a arrumada por muito mais tempo, além de facilitar e otimizar a sua rotina.

Para começar a criar esse hábito, você pode por exemplo: não deixar louça acumulada na pia, guardar as roupas assim que tirar do varal e passar, não deixar itens pessoais como roupas e sapatos espalhados pelos cômodos, etc. Isso nos leva a próxima dica.

 

Guarde todos os objetos após utilizá-los

Para manter a sua casa organizada você deve deixar cada objeto guardado em seu devido lugar. Após realizar qualquer tarefa, que utilizou algum objeto, guarde-o de volta ou coloque no local destinado, como por exemplo: ao chegar da rua com roupas e sapatos sujos, não os deixe espalhados pela casa, coloque a roupa no cesto e lave os sapatos ou deixe-os na lavanderia.

Ao utilizar qualquer louça, lave-a e guarde-a, caso não dê para fazer isso no exato momento, deixe na pia. Ao recolher as roupas do varal, não as deixe jogadas na cama, cadeiras, mesas ou sofás, guarde-as no devido local.

São pequenas ações, que podem facilitar muito o seu dia a dia e te ajudar a manter a casa organizada, por muito mais tempo. Você vai se surpreender como esse processo torna-se um hábito de forma muito simples.

 

Defina bem o local de cada objeto

Ao organizar a casa é necessário ter um pensamento estratégico. Calma, que isso não é nada difícil, basta pensar que você deve guardar os objetos mais utilizados, em locais de fácil acesso e de destaque no ambiente, dessa forma você facilita toda a rotina dos moradores da casa, posicionando objetos de forma prática e funcional.

Para isso, utilize prateleiras, nichos, partes mais acessíveis de armários, estantes e cômodas. Ao organizar seus objetos dessa forma, você irá perceber como otimiza seu tempo e agiliza as atividades, pegando os objetos de forma mais rápida, além de não esquecer aqueles, que sempre deve levar consigo, como chaves, por exemplo.

 

Defina lugares fixos para cada objeto

Essa dica é supervaliosa e ainda complementa a anterior. Definir lugares fixos para seus objetos ajuda a lembrar de forma mais rápida onde cada um deve ficar, ou seja, te ajuda a guardá-los com mais facilidade, além de encontrá-los com mais rapidez.

Com locais definidos, você saberá exatamente onde colocar cada objeto do seu lar, facilitando a rotina, a faxina, a organização e ajudando a manter a casa mais organizada por muito mais tempo.

 

Não guarde objetos que você não utiliza mais

Sim, todos temos objetos que mesmo não sendo utilizados, tem grande valor sentimental e guardamos como uma recordação de momentos ou pessoas especiais. Contudo, desapegar de objetos, que você não utiliza mais, é uma forma maravilhosa de organizar as coisas e evitar acúmulos, deixando espaço para itens mais importantes e utilizados, além de espaço para novos.

Por isso, faça uma análise de todos esses objetos que você guarda. Quais são realmente importantes? Devem ser realmente guardados? Podem ser doados ou jogados fora? Ao se questionar você perceberá, que pode desapegar de muitos itens, às vezes existem vários desses objetos, que você nem ao menos lembra que estão guardados.

Depois de se fazer esses questionamentos e colocar essa técnica em prática, terá mais espaço na sua casa para armazenar corretamente seus objetos de uso cotidiano.

 

Com essas dicas ficou fácil organizar sua casa de forma funcional, né? Então, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a agir. Deixe sua casa organizada de forma prática e tenha muito mais bem-estar no seu lar doce lar.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e confira muitas outras dicas sobre arquitetura, móveis planejados e decoração. Aproveite e acompanhe todas as nossas redes sociais para ficar por dentro de dicas e novidades, basta clicar nos links: Instagram /Facebook/ LinkedIn

E lembre-se, se você precisa de um ambiente planejado ou quer um móvel planejado, a GR é a empresa certa para prestar esse serviço a você. Conheça nossos projetos e se quiser fazer um orçamento, clique aqui.

Contatos

Fábrica: Rua Marco Manfrinati, 1523 – Araçatuba/SP – (18) 3631-1006.

Loja: Rua Aguapeí, 2440 – Araçatuba/SP – (18) 3631-4309.


Ambiente Decorado Pequeno Ampliado

5 Dicas para ampliar ambientes pequenos

Nem sempre as casas e apartamentos são ambientes espaçosos, principalmente em cidades grandes e centros urbanos, o que não é ruim, afinal com os novos formatos familiares a busca por residências mudou. Pessoas que moram sozinhas, casais sem filhos, amigos que dividem um mesmo apartamento, geralmente optam por espaços mais funcionais e compactos. Claro, esse […]

decorar paredes vazias

Dicas para decorar paredes vazias

Decorar o lar nem sempre é uma tarefa fácil, afinal é nesse momento, que você coloca nos espaços a sua personalidade. Contudo, muitas pessoas se esquecem de um detalhe muito importante na hora da decoração, as paredes. As paredes são elementos essenciais para proporcionar aos ambientes um aspecto mais agradável, confortável e levar vida ao […]