Ergonomia, organização e conforto no Home Office

O home office tornou-se a forma de trabalhar e estudar necessária da atualidade, ganhando destaque no mundo todo, devido a pandemia do novo Coronavírus. Essa medida foi a solução encontrada por muitas empresas para dar continuidade aos negócios, preservando a saúde dos funcionários e evitando a disseminação do Covid-19.  Com isso, é importante tomar alguns cuidados, adotando medidas para garantir a postura e a saúde, afinal a casa tornou-se também um ambiente de trabalho.

Alguns cuidados para trabalhar em casa são primordiais para a qualidade de vida e rendimento, pois o trabalho exige disciplina e organização, por isso a ergonomia é tão importante. Visto isso, atente-se a sua nova rotina e adapte-se, confira algumas dicas que te auxiliam nesse processo:

  1. Defina um ambiente para o trabalho

O primeiro passo é escolher o melhor ambiente da casa para trabalhar, que seja tranquilo, reservado, livre de distrações, confortável e de preferência sem muitos ruídos, assim pode se concentrar melhor e ter boa privacidade. Além disso, verifique a questão de espaço, fiação segura, ventilação, temperatura e disposição dos móveis para poder realizar o trabalho com conforto.

Evite as gambiarras, escolha equipamentos e acessórios adequados, além de móveis capazes de oferecer ergonomia, afinal serão algumas boas horas diárias nesse ambiente.

  1. Boa iluminação

Outro fator muito importante para o ambiente de trabalho no home office é a iluminação. Verifique se o ambiente possui boa luminosidade natural, aproveite o máximo dela, mas também não deixe de combinar parcialmente com a iluminação artificial.

Observe a posição das janelas e posicione o monitor do computador de uma forma que não vá atrapalhar a sua visão. Ou seja, evite janelas frontais ou que fiquem as suas costas, pois o ideal é ter um ambiente claro, mas sem excessos.

Evite reflexos diretos na tela ou nos olhos, tanto de raios solares, como da luz artificial. Para reduzir a exposição do sol, caso ela atinja diretamente o ambiente, é indicado o uso de cortinas ou persianas. Para a iluminação artificial, que também é importante, escolha lâmpadas que garantam um ambiente iluminado e posicione a mesa acima da luz, para não perder o fluxo luminoso.

Também é interessante um ambiente que tenha paredes em uma cor agradável, que contribua para a iluminação.

  1. Boa ventilação

Um ambiente com boa ventilação traz conforto e ajuda a renovar o ar. A ventilação natural, ou seja, locais com janelas são os melhores, caso não as tenha o ventilador e o ar-condicionado podem substituir, pois é aconchegante ter uma temperatura agradável.

  1. A Postura e a importância da cadeira e mesa corretas

Trabalhar home office não significa trabalhar no sofá, na cama de pijama, mesmo parecendo uma ideia confortável, na verdade acabará em mal jeito e muitas dores, pois atrapalha o cuidado com a postura e até o rendimento profissional.

Por isso, o ideal é montar um espaço propício para realizar o trabalho, assim como no escritório. Mesa: A altura da mesa é importante e varia conforme estatura de cada pessoa. Para uma pessoa de 1,60 m, a altura indicada é de 65 cm. Já para uma pessoa de 1,75 m, é recomendado uma mesa com altura de 70 cm.

Isso para porque os antebraços devem estar sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco, além disso, é importante que o punho fique numa posição neutra, ou seja, sem dobrar.

Cadeira: Ela deve permitir que seus joelhos e quadris fiquem alinhados em um ângulo de 90 graus. As costas devem estar eretas, sempre bem apoiadas no encosto da cadeira, caso a cadeira seja profunda, coloque uma almofada firme. Os pés precisam encostar no chão ou em descanso de apoio, principalmente no caso de não alcançar e a coxa deve estar totalmente apoiada no assento.

O ideal é que a cadeira possua apoio para os antebraços, regulagem de altura e encosto para a cabeça/pescoço, caso não tenha, as almofadas ergonômicas para cervical podem servir.

Recomenda-se inclusive, que tanto para o uso de computador de mesa, quanto notebook, seja usado um suporte, observando sua posição. Então o monitor deve estar a uma distância de 50 a 75 cm dos olhos e uma inclinação de 10 a 20 graus em relação à mesa para assim prevenir a vista cansada e a regulagem de altura deve ser ligeiramente abaixo de 15 a 20º graus da altura dos olhos para evitar a tensão no pescoço.

  1. O Conforto

Os móveis para o home office também precisam ser confortáveis para encarar a rotina de horas de trabalho, além de adequados à altura também devem ter o tamanho adequado e boa disposição no ambiente, permitindo liberdade de movimentos.

Assim a cadeira, além de permitir uma postura correta deve ser macia. Outra questão é evitar estofados quentes ou pesados, pois podem aumentar a sensação de calor ou mesmo causar suor e tornar-se um incomodo. Prefira as de material como algodão, nylon e claro pense em algo mais fácil de limpar e manter.

Produtos com a certificação NR17 são muito interessantes também, visto que essa linha ergonômica proporciona regulagem de altura, regulagem do encosto, assento confortável, apoio para os braços e muitas vezes com regulagem.

  1. Faça Pausas e Alongamentos

Muitas horas na mesma posição prejudicam a circulação sanguínea e a musculatura, por isso uma dica para melhorar a ergonomia no home office é fazer pequenas pausas e alongamentos.

Estabeleça pequenas pausas de acordo com a carga de trabalho e volume de demandas.

Para quem trabalha sentado por um longo período, o ideal é se levantar, ficar alguns minutos de pé ou caminhar, ir até a cozinha, até mesmo fazer um coffee break, além de alongar os braços, costas, pernas e se esticar mesmo.

Já quem trabalha muito em pé, é bom agachar-se para relaxar as costas e também alongar-se. O importante é se mexer, ou então alternar a postura realizando alguns alongamentos de ginástica laboral.

Para quem trabalha muito com dedos e mãos, digitando, como em áreas de redação, é indicado alongar a musculatura desses membros também. Uma boa ideia é usar bolinhas terapêuticas, que além de exercitar ajudam a relaxar.

Nesses momentos de pausa também é ótimo aproveitar e descansar as vistas. Por instantes para e foque em um ponto bem distante, podendo ser fora ou dentro de casa.

 

Seguir essas orientações não é difícil, ou seja, não deixe de buscar a ergonomia no home office, ela é imprescindível não apenas para a sua disposição durante os trabalhos, mas também para sua saúde física e mental.

Mesmo estando na sua casa, mantenha a rotina como se estivesse indo trabalhar no escritório. Acorde no horário habitual, troque de roupa, tome seu café da manhã, prepare-se para iniciar o seu dia e jornada de trabalho. Então respeite os horários de almoço, faça as pausas, levante-se, alongue-se e não se esqueça de beber água. Não se sabote, policie-se, mude hábitos, entenda que sua casa tornou-se extensão do seu trabalho, cumpra seu trabalho da melhor forma para seu rendimento e bem-estar. Combinado?

Essas dicas são bem legais para ajudar o home office ser eficiente e agradável, não é mesmo?

Quer ler mais conteúdo como esse? Acesse nosso blog e confira. E lembre-se, se está pensando em montar o seu Home Office e precisa de móveis planejados para organizar e deixar seu espaço confortável e muito mais agradável e funcional, a GR Móveis Planejados pode desenvolver um projeto especial para você. Temos mais de 25 anos de experiência no mercado, trabalhamos apenas com matéria-prima de primeira qualidade e nossos profissionais são altamente capacitados para executar o seu projeto.

Conheça alguns de nossos projetos realizados clicando aqui e se quiser fazer um orçamento clique aqui.


cozinha em mármore

Cozinha Planejada: o ambiente mais versátil do lar

Estamos vivendo um momento extremamente delicado, em que o mundo todo está enfrentando a pandemia do novo Coronavírus, causador da doença COVID-19. Uma das formas mais eficazes de prevenção e combate a essa doença é o isolamento social para evitar aglomerações e consequentemente a propagação do vírus. Por isso, estabelecimentos comerciais como lanchonetes e restaurantes, […]

cozinha verde

Dicas para acertar na cor dos móveis planejados

Quando se fala em móveis planejados, uma das maiores dúvidas é, qual cor escolher. Diante do grande leque de opções, tendências e estilos, qual tom de madeira escolher? Será que essa cor vai combinar com ambiente da minha casa? A partir de questionamentos como esses, a GR Móveis Planejados listou dicas para auxiliar na hora […]