Muxarabi e Cobogó, qual a diferença?

Muxarabi

É um elemento arquitetônico árabe e foram os portugueses que trouxeram ele para o Brasil na época da colonização.
Consiste em painéis feitos, geralmente, de madeira com o objetivo de dividir ambientes internos e externos.

Ele permite uma grande variedade de formas e desenhos, além de dar uma certa “permeabilidade” na visão, devido ao jogo de sombras e projeção da luz pelo desenho – permitindo, dependendo do desenho escolhido, ver somente a silhueta de uma pessoa do outro lado, por exemplo.

O muxarabi era muito utilizado com o objetivo de permitir que as mulheres pudessem olhar para a rua, mas quem estivesse na rua não conseguisse ver elas, para manter a privacidade da mulher e os costumes da cultura árabe em relação as mulheres.

 

Cobogó

É um elemento arquitetônico exclusivamente brasileiro, e teve sua origem na década de 20 no Recife – apesar de ser inspirado nos muxarabis.

A principal diferença pro muxarabi é os materiais utilizados: concreto e cerâmica são bem utilizados nos cobogós, por exemplo.

Ele é muito viável para as regiões dos trópicos, onde o sol é bem forte, já que ele ajuda a “quebrar” um pouco dessa luz , além de trazer diferentes comportamentos na arquitetura ao passar do dia e das estações do ano (durante o dia ele ilumina a parte de dentro com a luz solar e durante a noite, com as luzes internas do ambiente acesas, se torna uma “luminária urbana”).

 

Preparamos um vídeo rápido para mostrar um pouco de como o Muxarabi é produzido em uma CNC:

 

 

Essa postagem – tanto o vídeo como o texto – foi desenvolvida em parceria com a Studio Urbano.
Agradecemos por aceitarem gravar mais um conteúdo conosco!

Redes sociais da Studio Urbano:

Facebook

– Instagram

 


cozinha em mármore

Cozinha Planejada: o ambiente mais versátil do lar

Estamos vivendo um momento extremamente delicado, em que o mundo todo está enfrentando a pandemia do novo Coronavírus, causador da doença COVID-19. Uma das formas mais eficazes de prevenção e combate a essa doença é o isolamento social para evitar aglomerações e consequentemente a propagação do vírus. Por isso, estabelecimentos comerciais como lanchonetes e restaurantes, […]

Ergonomia, organização e conforto no Home Office

Ergonomia, organização e conforto no Home Office

O home office tornou-se a forma de trabalhar e estudar necessária da atualidade, ganhando destaque no mundo todo, devido a pandemia do novo Coronavírus. Essa medida foi a solução encontrada por muitas empresas para dar continuidade aos negócios, preservando a saúde dos funcionários e evitando a disseminação do Covid-19.  Com isso, é importante tomar alguns cuidados, adotando […]