O ano de 2021 chegará com tendências de decoração de diversos tipos, mas todas com intuito de criar um ambiente aconchegante, bonito e atual. O que você acha de ficar por dentro e conhecer essas tendências?

Continue a leitura e confira!

1. Sustentabilidade

Uma tendência que não sai mais de pauta e que na decoração pode deixar tudo muito original e sem prejudicar o meio ambiente. Aproveitando materiais, recicláveis e reutilizáveis.

Muito mais que um incentivo para reduzir a produção de lixo e o uso de recursos naturais, a decoração sustentável pode resultar em ambientes incríveis, leves, confortáveis, sem perder o estilo.

Para os móveis prefira os de maior durabilidade e qualidade, evitando o descarte. Uma boa ideia também é reformar e personalizar móveis e objetos antigos, além disso uma dica sustentável e econômica é o uso de lâmpadas de LED, são duráveis, tem baixo consumo e iluminam muito bem.

2. Tecnologia

A tecnologia é uma tendência em paralelo com a sustentabilidade já citada, isso porque ela pode proporcionar diminuição no consumo de água e energia, e assim reduzir o uso de recursos naturais e economizar também.

A automação residencial atua como facilitador nas tarefas diárias, assim as casas inteligentes podendo por exemplo ter um sistema de irrigação das plantas sem desperdício, programar uma cafeteira para aquele cafezinho especial, programar a máquina de lavar com o botão que economiza água. Também é interessante o comando de voz, que pode acender ou apagar luzes, abrir e fechar cortinas, etc.

3. Menos é mais

Uma tendência que remete às pessoas que estão cada vez mais buscando ambientes que transmitam paz interior, aliás tendência forte para 2021.

Objetos funcionais, com cores claras, leves, neutras e claro poucos objetos para deixar o ambiente mais livre, iluminado. 

A neutralidade e o minimalismo são tendências e estilos de vida, deixando o ambiente mais limpo, menos poluído, dando destaque e espaço apenas para o que é importante, é o clássico, menos é mais!

Dentro desse conceito menos é mais, também há a questão da iluminação, com pontos específicos, podendo ser utilizada em conjunto, com luminárias de piso, marcenarias, abajures e a luz natural. Além disso cores claras e neutras junto a luz natural fazem uma composição ótima e minimalista ao ambiente, valorizando elementos estruturais.

4. Plantas nos ambientes internos

Em 2021 é forte e marcante a tendência de plantas dentro de casa, aliás uma tendência que continua via há alguns anos e parece nunca mais sair de moda.

As plantas em ambientes internos contribuem para deixar o ambiente mais bonito e agradável, realmente aconchegante. Aliás em 2020 ficamos mais tempo em casa e isso fez com que déssemos mais atenção e tivéssemos mais cuidado com nosso lar. As plantas não são só um detalhe na decoração, elas se destacam e dão um charme único ao ambiente. Por isso a tendência é trazer a natureza para dentro de casa, em elementos como madeira, pedras e as plantas.

Plantas em ambientes internos ou Urban Jungle, conhecido estilo de decoração que consiste em incluir plantas e elementos da natureza dentro de casa, um estilo que ajuda tanto na saúde física dos moradores, quanto na saúde mental, trazendo ao ambiente um ar de tranquilidade e bem-estar.

Algumas espécies de plantas combinam bem com ambientes internos, assim como a bromélia, os lírios da paz, a palmeira areca e os minicactos. Além destes pode apostar nas samambaias, espadas-de-são-jorge, suculentas, crótons e palmeiras-leque, pois são espécies que também se desenvolvem muito bem dentro de casa, capriche nos vasos.

5. Ambientes multifuncionais

Cada vez mais as pessoas vêm buscando por ambientes integrados e multiusos, ou seja, ambientes multifuncionais e essa é uma tendência e grande aposta para projetos arquitetônicos em 2021.

A separação de ambientes já não faz mais sentido, como paredes separando sala de jantar e cozinha ou varanda e sala de estar. No momento atual as pessoas têm passado mais tempo em casa e querem aproveitar todo o espaço com a família e amigos. Durante a pandemia de 2020, o Open Space ou Espaço Aberto tornou-se um conceito para o dia a dia e uma grande tendência a ser mantida em 2021.

Integrar ambientes torna-os mais versáteis e funcionais, além de ajudar na amplitude do espaço, também a valorizar a iluminação e a circulação de ar. A integração de ambientes proporciona muito conforto com estilo, acessibilidade e intimismo.

6. Ambientes com estrutura industrial

O estilo de decoração industrial surgiu nas décadas de 50 e 60, então se consolidou e ganhou força, tornando-se referência em projetos mais urbanos e descolados.

A essência do estilo industrial é ter em sua estrutura, materiais de construção à mostra, como tijolos aparentes, concreto e tubulações, canos, conduítes de energia e com uma aparência mais rústica, misturando até elementos de uso industrial com móveis reciclados ou reaproveitados, reformados, isso de forma organizada e planejada. Uma vantagem inclusive é a facilidade para fazer manutenções ou reformas já que fica tudo mais à vista.

Esse estilo volta com tudo em 2021 e consegue aliar beleza, praticidade e funcionalidade.

7. Objetos tendência

Em 2021 alguns objetos artesanais ganham maior relevância. Como:

Espelhos, relógios de parede, quadros, luminárias, vasos entre outros. Escolher peças com design diferenciado pode ser um ótimo ponto focal na decoração e se forem peças grandes podem ganhar ainda mais destaque. 

Espelhos – Associados à elegância, além de charmosos os espelhos conseguem dar maior amplitude aos ambientes. Podem marcar presença em vários tamanhos, formas, designs e em vários ambientes, como quarto, sala, cozinha e banheiro. Podem ser apresentados em molduras, serem pendurados nas paredes, encostados ou vários espelhos em uma parede ou ainda em móveis espelhados.

Relógios – Os relógios de parece dão um toque especial, além de informar as horas são peças que podem incrementar a decoração, combinando com o restante dos móveis. Prefira design diferenciado, formatos minimalistas ou retrô.

Quadros – Sempre presentes na decoração continuam sendo uma peça-chave, os quadros são capazes de transformar o ambiente, com diversos modelos com cores vibrantes, grandes molduras e os compostos por frases impactantes. Em 2021 a tendência é apostar na composição com vários quadros juntos ou apoiados sobre algum móvel, dando um ar mais moderno ou ainda quadros grandes.

Luminárias – Sempre têm alto poder decorativo e podem se destacar nos ambientes, as luminárias também são tendência para 2021. Além de aumentar a iluminação do ambiente dão personalidade e estilo, também são itens relativamente baratos. Existem vários estilos, assim o melhor é escolher a luminária que mais combine e fique em harmonia com os móveis que já possui.

Vasos – Em 2021 a tendência é usar várias peças em uma composição ou modelos mais sofisticados. Grandes e ostensivos ou médios, pequenos, com ou sem plantas e com uma paleta de cores que combine com os demais itens de decoração e os móveis. Os vasos podem ser de vidro, cerâmica ou argila, itens que se tornaram fashion. Um vaso colorido, por exemplo ou com formato diferente, chama a atenção e deixa qualquer cantinho da casa mais interessante, além de compor o espaço com muita personalidade.

Porta-retratos – Já muito conhecidos na decoração os porta-retratos continuam em alta em 2021, além de conterem imagens importantes para os moradores, são capazes de personalizar ambientes. Desde os tradicionais que ficam apoiados sobre os móveis, aliás com vários estilos de molduras, o interessante é investir em versões mais modernas, como o triplo, unidos em efeito cascata ou aqueles com efeito de mural, ganhando destaque no ambiente.

Lousa e Memory Board – As lousas são ideais para a criatividade na decoração, é uma tendência para 2021 com toque lúdico e que deixam o ambiente descontraído, além de ser uma ótima ideia para anotações e listas, assim pode adotar um cantinho da casa, no bar ou mesmo um espaço na cozinha ou na sala. É um toque divertido e cheio de estilo, perfeita tanto para as crianças quanto para os adultos. 

Os Memory Boards também vêm junto nessa tendência, neles é possível pendurar fotos, recados e bilhetinhos, eles podem fazer parte da decoração de quartos e da cozinha, completando-a com muito estilo.

Adornos artesanais – Peças artesanais, de tapeçaria, objetos em tecido ou madeira, materiais reciclados são tendência para 2021, trazendo a beleza da simplicidade e até a sustentabilidade. Elementos rústicos e naturais dão um toque especial e geralmente são itens exclusivos, podem inclusive ser colocados em todos os ambientes da casa.

8. Paleta de cores

Para 2021 a paleta monocromática é uma grande aposta. As cores claras, principalmente a cor branca vem sendo muito usadas nos ambientes, assim valorizando o espaço, proporcionando a sensação de amplitude e conquistando uma melhor iluminação. A alternativa para o efeito monocromático é variação de tons da cor escolhida, o tom sobre tom, assim o resultado é um ambiente harmonioso e sofisticado. Os tons terrosos são tendência também e podem combinar com o branco, para um ambiente neutro, bem clean.

Além disso, tons claros de madeira seguem em alta. O perfil neutro e cores mais claras continuarão fazendo sucesso em 2021. 

Os tons mais frios, assim como os azuis que se destacaram em 2020 ganham mais importância em 2021, dão um toque inspirado em tecnologia e transmitem serenidade e bem-estar.

A cor verde também é uma aposta, ligado à natureza, simbolizando a esperança é uma cor que também transmite a sensação de tranquilidade.

Variações de vermelho e laranja devem predominar, cores mais intensas, que remetem a movimento e animam, ideais para áreas de maior circulação.

O Amarelo é uma outra cor tendência, na sua tonalidade mais suave, permite iluminar o ambiente e transmite a sensação reconfortante de aconchego.

E o Cinza, uma cor neutra, clássica que remete ao minimalismo. Também inspirado na tecnologia e no estilo urbano é uma forte tendência para 2021.

9. Tons pastéis

 As cores em tom pastel possuem aquele efeito mais leve, delicado, tons mais claros, mais fracos, parecendo lavados e são tendência para 2021.

Apenas é preciso ter cuidado para que os ambientes não fiquem com características muito infantis, mas esses tons são lindos e fáceis de fazer combinações.

Os tons pastéis combinam muito bem com móveis modernos e ficam alinhados com a decoração estilo Escandinava. As cores claras deixam o ambiente mais agradável e iluminado, valorizam inclusive a luz natural. 

A decoração Escandinava tem a linha da neutralidade e do minimalismo, é uma aposta em cores neutras, predominando o branco.

10. Pantones do Ano

A empresa norte-americana Pantone apresentou as duas cores que serão tendência em 2021: o Cinza Ultimate Gray (PANTONE 17-5104) e o Amarelo Illuminating (PANTONE 13-0647). Essas cores levam o significado na decoração como: o cinza sendo a estabilidade e o amarelo a alegria, a união das duas cores que são independentes, mas que se completam.

Assim como já citadas na tendência acima em paleta de cores, os tons de amarelo e cinza estarão em alta. Aliás selecionar duas cores para representar um ano é bem incomum, isso aconteceu uma vez, isso em 2015, na época foram escolhidas as cores Rosa Quartz e Serenity, um tom de azul para representar o ano de 2016. O cinza inclusive nunca havia sido escolhido, até então. 

A Combinação de cinza e amarelo se dá em harmonia, assim a intenção é transmitir às pessoas a sensação de energia e esperança através da união dessas cores. A força, solidez, neutralidade do cinza e a energia vibrante do amarelo que remete ao sol e à alegria. Após esse 2020, que foi um ano bem difícil, a Pantone elegeu essas duas cores para representar a resiliência e o otimismo.

O cinza fica perfeito como a base do ambiente, em pisos e paredes, já o amarelo fica ótimo em pontos de destaque, como objetos e pequenos móveis. Dessa forma é possível criar uma composição iluminada e equilibrada. Essas duas cores combinam em todos os ambientes da casa, como cozinha, quartos, sala e varanda. O cinza é uma cor moderna, atual, elegante e o amarelo traz o brilho, a personalidade e alegria na composição. 

Esse duo de cores é clássico e versátil e não teria como dar errado, são distintas, independentes, mas são cores que se harmonizam e se complementam. A escolha também passa uma mensagem para esse momento, pois só uma cor não conseguiria transmitir o significado para 2021, assim percebemos que não podemos continuar sozinhos, que precisamos uns dos outros.

11.  Texturas

Uma das grandes tendências de 2021 são as texturas mate, pois elas remetem à tranquilidade, sossego.

 Além disso, materiais como madeira tingida, cerâmicas, metais, materiais reciclados de textura fosca ou em tons suaves são texturas que vão com certeza ganhar espaços nas casas.

Também outros materiais como ráfia, linho, sisal, jeans e principalmente, os materiais que apresentam textura visual.  

A tendência de decoração para revestimentos em 2021 é o aspecto de usados, assim madeira de reuso, são sustentáveis e incríveis, também o couro sintético com aparência envelhecida e até mesmo o porcelanato com aspecto desgastado. Isso vale também para os metais com aspecto enferrujado, aliás esse padrão complementa bem a decoração no estilo industrial, já citada acima.

12. Tecidos

Para os tecidos a tendência vem da moda, com o plush e bouclé. Apresentado em tons claros e o branco claro, deixam a composição elegante em contraste com bases metalizadas. Essa combinação inclusive remete ao estilo escandinavo com um toque moderno do industrial, os dois já citados acima. 

bouclé inicialmente era usado em poltronas, com sua textura marcante e visual, mas ganhou espaço em cortinas e outros elementos decorativos.

O veludo também ganha espaço, pois além de glamoroso combina com a tendência dos metais. Assim estofamento em veludo irá aparecer em 2021 em móveis de formas ovais, cantos arredondados, em uma paleta de cores de materiais orgânicos com detalhes em metálico, destacando o brilho. 

Outra tendência que envolve tecidos é o patchwork, com uma costura que tem aspecto de caseira, eles ganham até destaque além de mantas de sofá podem ser emoldurados na sala. O linhão também é uma opção de tecido com muita textura.

13. Materiais metalizados

O acabamento metalizado já vem sendo muito usado em móveis desde 2019 e agrada tanto que continuará em alta, é uma forte tendência para 2021.

Então pode apostar no cobre, bronze, rose gold, dourado e cromado. Os tons podem ser foscos ou brilhantes, mais fortes ou em cores mais suaves como o champagne. Também no aço as pinturas em tons de preto, cinza e grafite.

Os metais vão marcar presença na decoração como bases, pés de mesas, sofás e aparadores.  Além disso podem aparecer em puxadores, rebites, cadeiras, poltronas ou outros detalhes no mobiliário.

Um outro fator que merece destaque é que em 2021 a escolha dos materiais é muito importante não só pelo conforto e beleza, mas para a limpeza. Pós 2020 aprendemos que a higienização é mais que necessária, por isso materiais autolimpantes ou fáceis de limpar e duráveis são as melhores escolhas, assim como o cobre e os metais, para um ambiente mais limpo, bonito e seguro.

14. Móveis curvos

A tendência do momento, remete aos anos 60 e 70 e vai marcar presença em 2021, além disso móveis curvos estão cada vez mais populares.

Móveis curvos são elegantes e sofisticados, assim sofás, cadeiras, mesas com curvas deixam o ambiente cheio de estilo. Mas também é possível combinar linhas retas aos móveis curvos, o resultado é muito interessante e moderno

O formato curvo do sofá foi moda na época do Art Déco, essa apresentação aliás é a configuração para uma roda de conversas.

Espaços com curvas são fluídos e deixam o ambiente mais leve, inclusive a alvenaria pode contribuir para isso.

15. Estofados em estilo retrô

Móveis no estilo retrô continuam em alta e em 2021 a pegada vintage vai fazer parte dos ambientes. Uma aposta é que alguns móveis sejam um diferencial em seu espaço, então uma releitura mais moderna das peças, unindo vintage e o atual, sem perder a beleza característica e o conforto.

O legal inclusive é ter algumas peças clássicas, como uma poltrona vintage combinando a outros elementos como um aparador retrô, mas também não exagere para não deixar a casa com cara de museu.

Aliás a tendência retrô é inspiradora, assim baseado no estilo Art Déco, os sofás, poltronas e cabeceiras se apresentam com estofamento em gomos verticais, geralmente em veludo, que é um tecido elegante, nobre e com toque confortável, inclusive já citado nesse acima. Além de gomos os revestimentos em móveis também serão em costuras com pregas, aliás essa tendência vem do mundo da moda, remetendo as pregas e plissados das roupas que voltaram a ficar em alta.

Gostou de saber as tendências de decoração para 2021? Então agora você já pode aproveitar e por aquelas que mais se identifica em prática. Deixe sua casa ainda mais bonita e confortável.

Como você viu a tendência de 2021 segue a linha da simplicidade, rusticidade, com elementos naturais, para um ambiente aconchegante e agradável. Além disso um fator importante é a funcionalidade e isso é expressão perfeita para móveis planejados, que podem se adequar ao seu espaço com muito estilo. 

E lembre-se, se você quer um ambiente planejado ou um móvel planejado, a GR é a empresa certa para prestar esse serviço a você. Conheça nossos produtos clicando aqui e se quiser fazer um orçamento, clique aqui.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e confira muitas outras dicas sobre arquitetura, móveis planejados e decoração. Aproveite compartilhe com os amigos e acompanhe todas as nossas redes sociais para ficar por dentro dedicas e novidades, basta clicar nos links: Instagram/Facebook/Linkedin

Contatos

Fábrica: Rua Marco Manfrinati,1523 – Araçatuba/SP – (18) 3631-1006

Loja: Rua Aguapeí, 2440 –Araçatuba/SP – (18) 3631-4309